Automação de Marketing: como fazer?

A automação de marketing é uma ótima estratégia de marketing digital para quem deseja otimizar o tempo sem deixar de cativar novos clientes e fidelizar os antigos.

Automação de Marketing: como fazer?

A automação de marketing é uma ótima estratégia de marketing digital para quem deseja otimizar o tempo sem deixar de cativar novos clientes e fidelizar os antigos. Além de ser um processo prático, que faz com que o tempo otimizado possa ser investido em outros aspectos da comunicação e do marketing de uma empresa, a automação de marketing funciona como uma máquina de captar leads.

Se você quer entender um pouco mais sobre como fazer a automação de marketing, então é só continuar a ler este artigo e conferir abaixo algumas dicas de como colocar a automação em prática. Confira:

1 – Planeje o conteúdo que será oferecido

Planejamento é a palavra-chave de uma estratégia em automação de marketing! Para ganhar tempo sem perder a qualidade é preciso gastar (ou melhor, investir) algumas horas, quem sabe até mesmo dias, planejando quais conteúdos serão oferecidos sobre cada produto/serviço, em cada plataforma, de acordo com cada perfil de cliente e estágio de compra.

Você pode conferir nesse artigo: como planejar a sua estratégia de marketing de conteudo

2 – Escolha as ferramentas necessárias

Faça uma lista de todas as ferramentas que serão necessárias para colocar o seu plano em prática, conte com ferramentas e recursos que você irá utilizar desde a fase de planejamento até a fase de confecção e distribuição do seu material. Geralmente, as ferramentas básicas são as que permitem o disparo e programação de E-mails, posts nas redes sociais, bem como ferramentas que permitem a confecção de imagens, e-books, entre outros materiais gráficos.

As redes sociais são ótimas ferramentas que podem ser utilizadas nessa estratégia, confira nesse artigo: dicas para produzir conteúdo para redes sociais.

3 – Entenda os estágios de compra

Para acertar na estratégia é necessário entender em qual estágio de compra o seu cliente se encontra: ele está aprendendo sobre o produto? Está pesquisando preços? Está identificando uma necessidade? Ou está quase fechando a compra? A forma com a qual você se comunica com um cliente no último estágio citado não será a mesma com a qual você se comunicara com o que está no primeiro. Tenha isso em mente!

4 – Personalize sempre que possível

Personalizar o conteúdo distribuído, seja assinando com o nome de um representante importante, ou até mesmo trabalhando cada cliente pelo primeiro nome, é de extrema importância para estreitar os laços de relacionamento entre usuário e empresa. Fique atento aos detalhes, como dissemos acima, até mesmo uma forma criativa de parabenizar um cliente pelo seu aniversário pode fazer diferença no final!

5 – Explore oportunidades

Não deixe de explorar oportunidades de conteúdo de acordo com as datas sazonais, eventos que tenham relação com o universo da sua empresa, interesse dos clientes, entre outros. Monitore os resultados e também analise os periodicamente, dessa  forma, você poderá sempre entender quais são os pontos fortes e quais pontos podem ser melhorados dentro da sua campanha.

E então: já sabe por onde começar a sua estratégia de automação de marketing?

 

Se você ainda ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre automação de marketing deixe o seu comentário logo abaixo!

 

 

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