Estratégias de Marketing

O que uma estratégia de marketing deve possuir?

Estratégias de Marketing

O marketing de relacionamento tem sido a maior aposta dos especialistas da área nos últimos tempos, afinal, qual empresa não quer fidelizar o cliente e ainda por cima construir uma boa imagem da marca? E é exatamente isso que uma estratégia de marketing de relacionamento deve fazer: fidelizar o cliente e oferecer a ele uma boa imagem e experiência com o produto, serviço e empresa.

Obviamente, com as novas ferramentas surgindo no mercado a todo momento as técnicas para esse tipo de estratégia mais do que dobraram. Porém, existem alguns pontos que precisam essencialmente serem trabalhados para obter bons resultados!

Para te ajudar a compreender melhor quais são esses pontos e de que forma você pode trabalha-los, separamos abaixo alguns deles, bem como dicas de como faze-los, entre outros. Confira:

Estudando os clientes

O primeiro passo para começar a trabalhar o marketing de relacionamento é conhecer bem o seu cliente. Faça um estudo ou contrate uma empresa especializada para isso e mapeie alguns dados como gênero, faixa etária, interesses, entre outras informações que possam fazer com que você compreenda melhor quem realmente é o seu target.

Esse tipo de mapeamento irá facilitar não somente a sua estratégia de marketing de relacionamento como também diversos outros setores da sua empresa, afinal, você irá entender o que o seu cliente quer, o que deixa ele insatisfeito, o que deixa ele feliz, o que ele espera de você, ou até mesmo por que ele consome do seu concorrente e não da sua marca.

É com esse estudo dos seus clientes em mãos que você irá começar a pensar na sua estratégia e seguir para os próximos passos!

Criando formas de interação

A melhor forma de estreitar relacionamento com o seu cliente é fazendo com que ele interaja com a empresa e se sinta parte essencial dela. Hoje em dia, com as redes sociais, isso se tornou muito mais fácil!

Explore todas as suas possibilidades, como por exemplo, criando conteúdos que façam com que o seu público comente, compartilhe, opine, etc. É preciso tomar bastante cuidado para que não passe a impressão de que a empresa está “forçando a barra”! Por isso, é preciso estudar bastante as possibilidades antes de lançar algo e tentar fazer com que essa interação seja sempre natural e espontânea!

Fidelizando através de programas promocionais/de vantagens

Uma das estratégias mais utilizadas, mesmo antes do boom do marketing digital, é a de programas de fidelização de clientes. Assim como dissemos anteriormente, é preciso fazer com que esse programa seja o mais espontâneo e benéfico para o consumidor possível! Afinal, você precisa aproximar o seu cliente e não afasta-lo!

Sempre que for criar um programa de vantagens estipule um regulamento bem claro, regras simples e deixe tudo ao alcance do seu cliente para evitar problemas futuros.

Atendimento especializado e personalizado

Por último, mas tão importante quanto todas as outras dicas, é oferecer ao seu público um atendimento especializado e ao mesmo tempo personalizado. Cada cliente terá uma necessidade diferente, por mais que elas sejam semelhantes! Evite mensagens prontas e automáticas, pelo menos, as que pareçam ser automáticas. Mesmo que seja uma resposta padrão, tente personaliza-la com o nome do cliente, entre outras abordagens diferenciadas.

O ideal é possuir uma equipe qualificada para realizar esse trabalho e ter certeza de que a sua estratégia será bem executada!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Estratégias de Marketing

Enviando Comentário Fechar :/

Vamos otimizar os resultados digitais da sua empresa?

Atendimento

atendimento
VIABUZZ no Facebook VIABUZZ no Google + VIABUZZ no Instagram VIABUZZ no Linkedin


Foz do Iguaçu - PR - Brasil
(45) 9101-8760
E-mail Viabuzz