Marketing de Conteúdo

Marketing de conteúdo: O que é e por que fala-se tanto sobre?

Marketing de Conteúdo

Você sabia que, de acordo com pesquisa realizada pela organização Demand Metric, o marketing de conteúdo é até 3x mais efetivo do que as estratégias de marketing tradicionais? Além disso, o marketing de conteúdo pode custar até 62% mais barato. É o sonho de qualquer empresário: menos investimento e mais retorno. Não concorda?

Essa estratégia que está ganhando espaço dentro das agências de comunicação/ marketing e dentro dos setores/equipes internas não só é tendência como traz resultados sólidos. Existem profissionais se especializando apenas nesse tipo de marketing para oferecer aos seus clientes mais lucros e vantagens a partir desse tipo de prática.

Mas, a pergunta que fica dentro da cabeça de diversos empresários é: como fazer marketing de conteúdo? O que é marketing de conteúdo? Como devo começar? Neste artigo, separamos algumas explicações acerca do tema para que pequenos e/ou médios empresários aprendam mais sobre, podendo assim, escolher um profissional capacitado para implementar a estratégia em suas empresas. Confira:

O que é Marketing de Conteúdo?

O marketing de conteúdo é um conjunto de várias práticas de marketing que visam conquistar e fidelizar clientes através do engajamento, criando conteúdo de qualidade que possuam relação com o nicho de atuação da empresa, e ao mesmo tempo, com os interesses do público-alvo. Portanto, ao falarmos dessa estratégia devemos dar foco ao que importa: o conteúdo. Para fazer uma estratégia eficaz é preciso apostar todas as suas fichas na criação de conteúdo relevante para o seu target, dessa forma, você conseguirá reverter os seus esforços em lucro, ou seja, vendas.

Para colocar a sua estratégia em prática existem algumas ferramentas que podem auxilia-lo como, por exemplo, na confecção de peças gráficas, no gerenciamento e programação de posts nas redes sociais, envio de E-mail marketing, entre outros.

Principais ferramentas gratuitas para Marketing de Conteúdo

Como dissemos acima, algumas ferramentas podem lhe ajudar no processo de criação e distribuição do seu conteúdo. Para que você conheça algumas delas, separamos abaixo uma lista com as mais populares:

  1. com

O Canva.com é um site que oferece recursos gráficos (alguns gratuitos e outros pagos) para que você desenvolva a parte gráfica dos seus materiais: imagens para posts, diagramação de E-book, entre outros. Com uma interface intuitiva é uma ótima opção para quem não possui grandes habilidades como designer e também não tem uma boa verba para investir na contratação de um.

Mailchimp

Esta ferramenta permite que você crie E-mail Marketing e Newsletter de forma intuitiva, fácil e rápida. Com a opção de conta premium você pode programar os envios e obter relatórios sobre quais campanhas deram mais resultados, quais usuários estão mais engajados, entre outros insights.

Hootsuite

Com esta ferramenta você pode gerenciar todos os seus perfis nas redes sociais, programando os seus posts, interagindo com os usuários e obtendo relatórios sobre o desempenho da sua estratégia nas redes sociais.

Yoast by Wordpress

Esta ferramenta é para quem usa a plataforma Wordpress. Com ela você pode analisar o SEO das suas páginas e saber se os seus textos estão adequados aos padrões mínimos para que um texto seja ranqueado nos buscadores!

Por onde devo começar

Para começar a sua estratégia de marketing de conteúdo, obviamente, você deverá estudar mais sobre o assunto ou contratar um profissional que entenda sobre para gerenciar as suas estratégias. Porém, a dica que deixamos é: conheça bem o seu target. Faça um estudo de público-alvo antes de iniciar qualquer estratégia de conteúdo!

Quer saber mais sobre o tema ou ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco ou deixe o seu comentário!

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