SEO

Otimização para os mecanismos de buscas.

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Não existe forma mais eficaz de atrair um público consistente para o seu site do que desenvolvendo uma estratégia em SEO. Para isso, é preciso saber como escolher as palavras-chaves corretas, baseando o seu conteúdo em ações assertivas, evitando assim depositar tempo e esforços em publicações e materiais que não sejam relevantes.

Com algumas ações simples é possível ter uma noção do que é mais indicado para os seus objetivos com o seu site e/ou blog, facilitando assim o planejamento das suas pautas. Confira abaixo as dicas que separamos para que você aprenda a escolher as palavras-chave corretamente:

- Encontre um tema central para o seu conteúdo

De nada adianta apostar em várias palavras diferentes inicialmente, pois, esse tipo de estratégia até poderá trazer resultados, porém, irá demorar muito mais do que se você concentrar esforços em um nicho apenas. Portanto, escolha uma temática central para o seu conteúdo a cada período (de mês em mês, por exemplo) e trabalhe palavras-chave que tenham relação com essa temática durante todo o tempo estipulado para o período. Depois, escolha outra temática e repita a estratégia.

- Use as ferramentas adequadas para facilitar o seu trabalho

Saiba quais ferramentas utilizar para que o seu trabalho de escolher palavras-chave se torne ainda mais fácil. No mercado existem uma série de opções, tanto pagas quanto gratuitas, mas, para iniciar, citaremos uma das mais utilizadas: o Keyword Planner do Google. A empresa oferece essa ferramenta para os usuários do Google Adwords, permitindo que eles analisem as melhores opções de palavras para os seus anúncios. Porém, ao fazer uma conta totalmente gratuita você já tem acesso à essa ferramenta e pode utiliza-la para escolher as melhores palavras para o seu conteúdo.

- Analise o índice de concorrência

Utilizando o Keyword Planner você irá ter acesso ao índice de concorrência para cada palavra, o ideal é que você opte por escolher termos de baixa ou média concorrência. Dessa forma, você conseguirá ranquear mais facilmente os seus conteúdos. Porém, além disso, você poderá fazer outra leitura dessa informação: através do índice de concorrência você saberá a quantidade de esforços que deverá colocar em cada palavra-chave para ranquea-la bem – uma palavra de alta concorrência, por exemplo, precisará de x conteúdos a mais do que uma palavra de média concorrência. Esse tipo de visão jamais seria possível sem esta informação.

- Faça testes

Nada melhor do que testar para saber se alguma estratégia vai bem. Não é mesmo? Portanto, quando estiver na dúvida sobre algumas palavras, teste conteúdos com termos similares ao que você quer apostar e veja o retorno do público! Dessa forma, se você não obtiver um bom resultado já desiste à tempo do termo.

- Analise os seus concorrentes

Fique de olho nas palavras-chave que os seus concorrentes estão investindo. Assim, você terá uma boa noção de qual estratégia eles estão seguindo e poderá tentar alcança-los, antecipar-se ou até mesmo seguir caminhos opostos. Por isso, é preciso ter em mente que SEO é estratégia, portanto, sempre tenha um olhar analítico.

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